quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A importância de ser otimista

Para ser feliz é preciso pensar positivo? Eu mesmo achava que não, não precisava e que o tal do Segredo, que teve livro e documentário lançados, com direito até uma edição da Ana Maria Braga (urgh), não passava de conversinha fiada para você ficar que nem um bobo pensando que tudo ia dar certo, pra depois ter que lidar com a decepção.

Mas a verdade é que ter um pensamento otimista é essencial na sua vida. As coisas parecem funcionar melhor quando você espera o melhor. Clichê, é claro. Mas acho que se essa frase é clichê é porque alguma vez já fez sentido. Aparentemente, não apenas eu, uma simples leiga, já falou sobre a necessidade de pensar positivo e lidar de uma forma tranquila com as decepções.

Segundo os preceitos da psicologia positiva (inspirada pela psicologia humanista, ela tem como foco a natureza positiva das experiências e vivências do indivíduo), as emoções influenciam no equilíbrio dos corpos físico e mental. Essa vertente da psicologia prega a importância de mentalizar seus objetivos, sem se deixar abalar pelas dificuldades, e estabelecer metas para alcançá-lo.

Para conseguir seguir esse mantra que parece solucionar todos os problemas, é preciso ter o pensamento positivo do seu lado. Pode parecer papo de livros de autoajuda, gênero bastante criticada por pessoas que se consideram muito bem resolvidas, mas a verdade é que essa ideia já foi comprovada cientificamente.

Um estudo realizado em 2000 pela pesquisadora da Universidade de Michigan, Barbara Fredrickson, provou que emoções positivas como o otimismo e a esperança fortalecem nossos recursos intelectuais, físicos e sociais, o que pode nos ajudar em algum momento decisivo da vida. Além disso, ter essas emoções nos torna mais tolerantes, criativos e abertos a novas ideias e experiências.


Apesar de ainda existir céticos a respeito do poder do pensamento positivo, pesquisa realizada pelo Ibope e pela Worldwide Independent Network of Market Research (WiN), conhecida como Barômetro Global de Otimismo “Voice of the people – End of the year survey”, revela que o brasileiro está mais otimista com relação a 2012. Essa perspectiva positiva acontece desde 2008 e mantém o mesmo patamar, cerca de 70%.

A nossa perspectiva de que 74% dos brasileiros acredite que 2012 será melhor do que o ano passado nos coloca acima da média do ponto de vista mundial, que só é partilhada por 43%. De acordo com a pesquisa, somos um dos quatro países mais otimistas do mundo, junto com a Nigéria, Arábia Saudita e Tunísia. Obviamente, somos, apesar de tudo, um país que passa por muitas dificuldades e estão aí os fatos noticiados todos os dias para comprovar. Mas saber que temos esperança de que as coisas vão melhorar já ajuda muito na hora de levantar a cabeça, enfrentar as adversidades e sair vitorioso.

Eu, assim como qualquer pessoa, tenho muitos problemas e confesso que muitas vezes me deixo seduzir pela tentação de achar que tudo vai dar errado ou piorar. E de fato, os resultados não são muito positivos. Ser otimista pode parecer bobeira, mas é uma atividade muito difícil. Pensar negativo é como um vício. Você luta todos os dias contra isso, mas nem sempre consegue vencer.

Tentar ver as situações da vida com uma visão positiva e otimista é uma atividade diária que tem muito a ver com confiança e que requer disciplina, mas no final vale a pena. Eu continuo tentando e acho que a cada dia vai dando mais certo. Por enquanto, meu pensamento positivo já permitiu eu encontrar uma vaga em um estacionamento lotado e a ter disponível meu sabor preferido de sorvete e assim as coisas vão caminhando, em baby steps, mas caminhando. E aí, como funciona o pensamento positivo pra você?


Quando você está inspirado por algum grande objetivo, algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos libertam-se de seus grilhões; Sua mente transcende as limitações, sua consciência expande-se em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, notável, maravilhoso. Forças, faculdades e talentos adormecidos tornam-se vivos e você descobre que é uma pessoa muito mais fantástica do que alguma vez sonhou.

Patanjali



Fonte:
http://www.ibope.com.br/download/120119_win_barometro.pdf
http://www.psicologiapositiva.com.br/
http://www.infoescola.com/psicologia/psicologia-positiva/

Imagens retiradas do WeHeartIt

2 comentários:

Priscila disse...

:) Pensar positivo para encontrar vagas funciona uns 80% hauahuah Tem dia que nem com todo pensamento positivo é possível encontrar uma vaga! Mas a vida é assim mesmo, né? Ótimo texto, tisby! :*

Fernanda Silva disse...

Saudades da minha amiga jornalista, mas ela parou no tempo, o que houve com o seu espaço? com o seu blog, hum já vi ficou parecido com o meu no esquecimnento, tadinho ele quer vida.
bjim Dani.
Escreve por favor, para a gente ver e aprender um monte de coisas com você.


Um pouco sobre mim

Minha foto
Danielle Sousa
Indecisa. Tão indecisa que ainda não decidi o que escrever aqui.
Ver meu perfil completo

As melhores coisas

  • Cleo
  • Comida da mamãe
  • Carinho da irmãzinha
  • Cookies do Mr. Cheney
  • Vestidos
  • Bitocas no namoradinho
  • Cheesecake
  • Risadas descontroladas
Tecnologia do Blogger.

Marcadores

Seguidores

Visitantes